Piracicaba completa um ano de seu primeiro transplante de coração

22/05/2013 00:00

Há exatamente um ano,no dia 21 de maio de 2012, Piracicaba entrava no seleto rol dascidades do país capacitadas a realizar transplantes de coração. Aequipe de cirurgia cardíaca do Hospital dos Fornecedores de Cana(HFC) foi a responsável pela realização dessa primeira operaçãocirúrgica, fato até então inédito no município e na região.

Com essa conquista,Piracicaba passou a ser a quarta cidade do interior paulista arealizar esse tipo de procedimento (as outras três são Campinas,Ribeirão Preto e São José do Rio Preto). A partir de então, aequipe cardíaca do Hospital - que atende no Instituto Cardiovascularde Piracicaba (IC) - já realizou outros três transplantes decoração.

O transplante,realizado no dia 20 de maio de 2012, foi considerado um sucesso pelaequipe médica. O Paciente que tinha cansaço até para tomar banhopassou a ter uma vida normal, inclusive voltou trabalhar compedreiro.

''O projeto desseprimeiro transplante cardíaco só se concretizou após termosconseguido formar no HFC uma equipe multidisciplinar comprometida como projeto, transplante cardíaco não se faz sozinho, se faz emequipe'', afirmou o cirurgião Marcus Vinicius Ferraz de Arruda,coordenador da Cirurgia Cardíaca do HFC.

A equipe do Hospitaldos Fornecedores de Cana de Piracicaba atua desde fevereiro de 2002 erealiza anualmente 300 cirurgias, das mais diversas complexidades,tais como revascularização do miocárdio, troca de válvula,aneurisma de aorta, implante de marca-passo e transplante cardíaco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "