Programa contra crack terá ônibus da PM em Limeira

28/05/2013 00:00

O vice-prefeito Antonio Carlos Lima e o secretário municipal de Segurança Pública, Maurício Miranda de Queiroz, estiveram em São Paulo, nesta sexta-feira (24) para a assinatura de um convênio com o Governo Federal, para o programa ''Crack, é possível vencer''. A ocasião contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; da secretária de Segurança Pública, Regina Miki, e outras autoridades.

Ao todo são, 15 municípios do Estado de São Paulo, com cerca de 200 mil habitantes, que aderiram ao programa de combate ao uso de crack. Dentre eles, Limeira, que será contemplada com um ônibus devidamente adaptado com câmeras para monitorar a cidade, com enfoque na baixada da estação ferroviária e na região central. Cerca de 40 guardas municipais serão treinados para fazer a abordagem dos usuários da droga.

O programa tem por base uma tríade que envolve segurança pública, serviço social e saúde. O objetivo é combater o uso do crack sem deixar de prestar assistência social aos usuários, além de ofertar tratamento de saúde. Enfrentar o tráfico e as organizações criminosas também faz parte do propósito do programa. De acordo com Lima, trata-se de ações aliadas para enfrentar a realidade das drogas. ''O projeto vem ao encontro dos nossos objetivos para diminuir os índices de usuários'' comenta.

Já Queiroz destaca que se trata de um trabalho inovador, pois irá capacitar os guardas para fazer um atendimento social aos usuários. ''Com certeza, é um passo importante para Limeira'', explica. De acordo com o ministro da Justiça, cerca de R$ 4 milhões serão destinados ao programa. Para ele, somente integrando os serviços é que se pode avançar no combate à droga. ''Podemos conseguir resultados no combate ao crack e demonstrar que o Estado brasileiro é mais forte que o narcotráfico, que é possível quando se tem uma ação conjunta de União, Estados e municípios'', salienta Cardozo.

O convênio aconteceu na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "