Viagem Teatral do Sesi traz espetáculo
31/05/2013 00:00
Na vida do filósofo e educador Paulo Freire a palavra "autonomia" sempre foi regra, e não exceção. A necessidade pela autonomia moveu-o, ainda criança, a iniciar sua própria alfabetização utilizando gravetos e escrevendo no chão, debaixo de uma mangueira. Essa condição de escolher as leis que regiam seu próprio destino é o que inspirou a Cia Sansacroma, a criar o espetáculo MARCHAS, que tem duas únicas apresentações nos dias 01 e 02 de Junho, sábado e domingo, às 20h, no teatro do SESI Rio Claro (Avenida 2 Jf, 800). O espetáculo faz parte do Projeto Viagem Teatral, do SESI e a entrada é franca.O espetáculo aborda o homem em busca de sua completude a partir da admissão de suas essências. Partindo de aspectos presentes no discurso e na obra de Paulo Freire, o espetáculo traz à tona uma carga de rebeldia, desvendando uma intensidade dramatúrgica rica em símbolos que retratam o elemento primordial da pesquisa: a autonomia. Escolhi o nome "Marchas" para o espetáculo que fecha essa trilogia porque evidencia exatamente o tipo de provocação que a companhia pretende ter como postura artística, sintetiza a diretora do espetáculo, Gal Martins.
Marchas fecha a trilogia Militantes do Ideal
A trilogia Militantes do Ideal tem como mote de pesquisa a militância de personalidades que lutaram em prol da justiça e da igualdade social, como Solano Trindade e Patrícia Galvão, a Pagú. Desse estudo, nasceram os três espetáculo que compõem a trilogia: Solano em Rascunhos (2008) Angu de Pagú (2010) e agora esse Marchas (2012), que encerra a investigação sobre homens e mulheres que tentaram e conseguiram, com suas trajetórias, mudar o olhar sobre a causa pela qual militavam. A ideia, segundo a diretora Gal Martins, não é vê-los como heróis, e sim, como pessoas comuns que vivenciaram intensamente uma luta pessoal pelo coletivo: A trajetória de Freire sempre chamou a atenção de Gal Martins. As várias contradições encontradas na história do filósofo e educador instigaram a artista. Frases como Marx para o agora e Jesus para eternidade, alimentaram a inspiração para um espetáculo.
MARCHAS - Ficha Técnica
Direção Artística: Gal Martins Concepção e Direção Coreográfica: Ivan Bernardelli
Coreografias: Gal Martins, Ivan Bernardelli e elenco Preparação Corporal: Valéria Mattos Figurino e Cenografia: Mariana Farcetta Trilha Sonora: Cláudio Miranda
Intérpretes Criadores: Bárbara Santos, Tamires Ballarini, Thiago Silva, Rafael Edgar,
Renato Alves e Thais Antunes Estagiário: Alex Guimarães Arte Gráfica: Selene Marinho Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos Direção de Produção: Selene Marinho Assessoria de Imprensa: Lau Francisco
Serviço
Espetáculo: Marchas, da Cia. Sansacroma
Local: SESI Rio Claro - Avenida 2 Jf, 800
Telefone: 3527-0188
Dia: 01 e 02 de Junho de 2013, sábado e domingo às 20h
Entrada Franca
Classificação etária: 14 anos
Foto: Erick Diniz

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.