Americana prepara Semana Mundial de Aleitamento Materno
27/06/2013 00:00
A Secretaria de Saúde, através do Programa de Educação e Acompanhamento da criança até os três anos ?Mamãe Nenê? e da maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, está preparando a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Neste ano, o tema será ?Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!? e está programada para acontecer na primeira semana de agosto.Americana está organizando ações de incentivo ao aleitamento materno com palestras na maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e acolhimento no Mamãe Nenê. Está prevista uma caminhada e ações recreativas em uma praça da cidade. ?Já estamos elaborando a programação, mas ainda faltam alguns detalhes?, disse a coordenadora do Mamãe Nenê, Sandra Possobon.
Sandra comentou que a Semana é uma oportunidade para intensificar e promover a amamentação exclusiva até o sexto mês do bebê e complementado até os dois anos ou mais. ?A amamentação apoia e protege a saúde da mãe e da criança. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos primeiros anos de vida. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil?, lembrou.
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno remete ao aconselhamento e, segundo a coordenadora do Mamãe Nenê, trata-se da arte de ouvir, escutar as experiências para então oferecer proteção e apoio às mães. ?Todo esse trabalho já é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, na maternidade e no Mamãe Nenê, desde o início do pré-natal, durante o parto e no pós-parto?, falou.
Ela explicou que a volta da mãe ao mercado de trabalho após a licença maternidade requer um maior apoio dos profissionais de saúde às mães. Eles aconselham a continuidade da amamentação. ?Muitas mães têm um bom começo na experiência de amamentar, mas com o passar dos meses deixam de praticar o aleitamento materno. É nesse momento que elas precisam de muito apoio e aconselhamento?.
Em Americana, o Mamãe Nenê realiza semanalmente grupos de apoio a amamentação. Nesses encontros, a mãe e seus familiares tem um espaço para expor suas experiências e tirar suas dúvidas em relação à amamentação, cuidados com o bebê e com a mãe. ?A chave para uma boa prática de amamentação é ter apoio diário permanente em casa e na comunidade?, concluiu Sandra.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.