GAMA orienta sobre cuidados com linha de pipa

08/07/2013 00:00

Com as férias de julho e crianças e adolescentes fora das escolas, é época de aproveitar o tempo livre com várias atividades. E uma das preferidas é o papagaio, ou pipa. Entretanto, o que parece um simples passatempo transformou-se em motivo de preocupação há bastante tempo, e por uma simples razão: o uso do cerol, que é uma mistura de cola, limalha de ferro e alumínio e vidro moído, que é passado nas linhas para os ''embates''; quem cortar a linha da pipa do outro é considerado o ''vencedor''.
 
Tanto que o Governo do Estado de São Paulo promulgou uma lei, a nº 12.092, de 2006, que transforma o uso e a comercialização do cerol em crime. O objeto representa grande perigo para pedestres, motociclistas, ciclistas e também para motoristas, já tendo sido relatadas mortes e ferimentos graves em todo o Estado causados pelas linhas cortantes. Além disso, há o risco de choque elétrico fatal caso a linha enrosque na rede elétrica, causando queda de energia nas residências.
 
Em Americana, a Guarda Municipal (GAMA) apreendeu, em 2012, 50 quilos de linha de pipa com cerol. As apreensões disparam no mês de julho por causa das férias escolares. ''Praticamente todos os dias apreendemos linhas cortantes pela cidade. É uma ocorrência bastante corriqueira. Agora, nesta época de férias, a incidência é muito maior do que no restante do ano, em torno de 50%'', destaca o instrutor de policiamento da corporação, Sebastião Jorge Geraldo.
 
Ele faz orientações a quem quer aproveitar a recreação das férias soltando papagaios. ''Utilizar-se de espaços amplos, abertos e longe das redes elétricas, como parques, praças amplas e campos de futebol; não usar cerol, que é proibido por lei; não se utilizar de materiais metálicos (papel alumínio, por exemplo), que conduzem energia e irão provocar curto-circuitos e choques; não subir em lajes para soltar pipa, pois em caso de distração há o risco de uma queda; e ter muito cuidado com ciclistas e motociclistas, porque muitas vezes as linhas não podem ser vistas'', orienta.
 
O uso de cerol é crime, rende multa de 5 UFESPs e responsabiliza os pais quando o infrator é menor de idade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "