PM anuncia mudança para Pelotão de Santa Gertrudes
24/07/2013 00:00
Está previsto na Constituição que ?segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos?, a partir desse princípio a Secretaria Municipal de Segurança de Santa Gertrudes realizou na última segunda-feira (22), o I Fórum de Segurança Pública Municipal que teve como objetivo discutir o que vem sendo feito pelos órgãos competentes, bem como fazer com que a comunidade se envolva mais e participe de forma ativa na prevenção e melhoria da segurança no município.
O evento teve a participação do delegado Seccional Francisco Hoppe, do comandante do 37º BPMI tenente-coronel Marco Antônio Bellagamba, da delegada da DIG Adriana Aidê Nevoeiro, do capitão André Viana, além das autoridades locais: o prefeito Rogério Pascon, o vice-prefeito Paulo Zemuner, o delegado André Müller, o comandante do grupamento sargento Santos, o comandante da Guarda Civil Municipal Heraclito Barbosa e o secretário de Segurança Davi Fernandes.
O comandante Bellagamba anunciou durante o Fórum que já existe o projeto de mudança do grupamento de Santa Gertrudes para Pelotão, com isso, o município vai receber um reforço no efetivo da PM. Essa é uma das reivindicações da administração junto à PM.
Bellagamba destacou ainda que a população precisa ajudar de forma ativa no que diz respeito a segurança. ''A polícia e a comunidade devem trabalhar juntas para surtir os resultados. A população precisa ser os olhos ampliados da polícia'', destacou.
Ele apresentou ainda dados referentes a atuação da Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo bem como as ocorrências registradas em Santa Gertrudes nos últimos três anos. O delegado Seccional Francisco Hoppe falou que entre os principais problemas relacionados à área de segurança estão o uso e o tráfico de drogas e disse que é preciso agir preventivamente. ''A maior arma que existe é a informação. Enquanto não houver conscientização sobre o mal que o uso da droga traz a vida das pessoas, ainda existirão usuários e consequentemente os traficantes, não adianta prender um hoje, pois sai esse entra outro no lugar, é preciso que as escolas e as famílias auxiliem nesse trabalho de prevenção'', destacou.
A delegada Adriana Aidê Nevoeiro abordou a Lei Maria da Penha e o que isso trouxe de ganho e de mudanças na vida das mulheres vítimas de violência doméstica. Para o secretário municipal de Segurança, Davi Fernandes, o Fórum foi bastante proveitoso e em breve haverá um debate com o objetivo de buscar sugestões junto à população para melhorar a segurança pública.
''Os assuntos debatidos durante o Fórum foram pertinentes e proveitosos, quem participou pôde tirar suas dúvidas. É uma pena que tivemos poucos representantes da comunidade, mas espero que a participação seja mais expressiva no próximo debate, já que é um assunto importante a todas as pessoas'', disse o secretário de Segurança.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Heraclito Barbosa destacou que está aberto a receber as sugestões e reclamações dos munícipes. ''Toda ajuda é sempre bem vinda e as denúncias são essenciais para ajudar no combate à criminalidade'', afirmou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.