Rio Claro registra neste ano três mortes por H1N1
30/07/2013 00:00
A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou nesta segunda-feira (30) que três pessoas morreram na cidade em decorrência do vírus H1N1. As vítimas foram uma mulher de 58 anos e dois homens de 46 e 38 anos. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ivana Freschi as três pessoas eram do grupo de risco, já que apresentavam problemas crônicos de saúde, mas não haviam tomado a vacina contra o vírus. De acordo com a vigilância a cidade registra ainda 14 casos confirmados de influenza, sendo:
12 do vírus H1N1
1 - AH3
1 - B
Além desses casos 16 pessoas aguardam confirmação de exames. 185 pacientes foram medicados com oseltamivir - medicamento indicado para a síndrome gripal.
Casos no estado de São Paulo:
De acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano o estado de São Paulo registra 327 casos da doença, sendo que 72 registros são na capital.
O número em 2013 confirmados no estado de São Paulo está próximo ao registrado no Brasil durante todo o ano de 2012, que foi de 351 casos.
Prevenção:
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro Ivana Freschi alerta para os cuidados, principalmente no período de dias frios:
- Higienizar as mãos com frequência, se possível usar álcool em gel.
- Evitar ambientes fechados com pouca ventilação.
- Ao tossir ou espirrar utilizar um lenço para cobrir a boca e nariz
Sintomas:
Entre os principais sintomas estão: febre, coriza, tosse, falta de apetite, dor no corpo e dificuldade respiratória. Em alguns casos, vômito e diarreia também podem afetar o paciente. Caso perceba desses sintomas a pessoa deve procurar um médico com urgência, para iniciar o tratamento.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.