Educação oferece 20 mil vagas para aluno da rede estadual ter formação dupla
31/07/2013 00:00
A Secretaria da Educação do Estado vai oferecer, a partir do segundo semestre, mais 20 mil vagas de cursos profissionalizantes a alunos do Ensino Médio por meio do Programa Vence. Será investido R$ 1,1 milhão para que entidades parceiras e as escolas estaduais promovam a dupla formação do estudante, por meio da articulação entre o Ensino Médio e o ensino técnico voltado ao mercado de trabalho. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 10 de agosto e as aulas "duplas" começam em setembro.
O Vence foi implantado pela Secretaria em 2012 e atende atualmente 37 mil estudantes, matriculados no Ensino Médio de 3.799 escolas estaduais em 336 cidades. Nesta quarta-feira, 31 de julho, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, assinam o contrato com as instituições particulares que atenderão aos alunos na nova fase do programa.
Por meio do programa, ao mesmo tempo em que o aluno frequenta o Ensino Médio nas escolas da rede estadual, ele pode cursar o ensino técnico em uma das instituições credenciadas e parceiras no contraturno. "O Vence permite aos nossos estudantes do Ensino Médio mais um diferencial no currículo e melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos aluno desta faixa-etária é conseguir emprego", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Levantamento inédito feito pela Secretaria mapeou os 15 cursos profissionalizantes preferidos entre os alunos do Vence. O ranking feito com os 37 mil matriculados aponta que as áreas de administração e enfermagem são as mais procuradas (27% do total), seguidas pelos cursos de informática (8,6%), segurança no trabalho (8%) e logística (6,7%).

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.