Estação de Tratamento de Esgoto em Rio Claro é modelo de eficiência
05/08/2013 00:00
Trocar informações, compartilhar experiências e conhecer como Rio Claro tem atuado no tratamento de esgoto. Com esses objetivos, profissionais das áreas de engenharia e saneamento estiveram nessa sexta-feira (02 de agosto) visitando a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE do Jardim Conduta, a mais moderna em operação na cidade.
Funcionários da empresa Engecorps que trabalham no desenvolvimento do projeto de uma estação de tratamento de esgoto no Rio de Janeiro, acompanhados pelo gerente de engenharia da Foz ? Água 5, Euveldo Ramos de Andrade Júnior, que tem atuação na zona oeste carioca, conheceram todas as etapas do processo de tratamento utilizado na estação de Rio Claro. ?Essa visita nos trouxe uma série de novidades, principalmente na etapa de desinfecção final que ocorre por sistema ultravioleta?, destacou o projetista Cristiano Niciura.
A ETE do Jardim Conduta faz o tratamento de esgoto de uma região de 35 bairros da cidade, atendendo uma área de 60 mil habitantes. É uma estação moderna, pois conta com tratamento terciário que significa remover nutrientes específicos como nitrogênio e Fósforo, além da desinfecção final por ultravioleta. Essa estação também tem alta eficiência, superior a 90% de remoção de carga poluidora. "É sempre gratificante saber que nosso trabalho tem servido de referência para outras regiões do país", comentou o gerente de operações da Foz de Rio Claro, Alexandre Leite.
Para a construção da ETE do Jardim Conduta, em 2010, a Foz investiu mais de R$ 34 milhões. Com a estação em operação, o Ribeirão Claro foi despoluído e o município de Rio Claro saltou de 12 para 55% de esgoto tratado. Atualmente, a Foz trabalha no programa de despoluição do Córrego da Servidão com a implantação de 21 km de rede coletora de esgoto e a construção de mais uma ETE no Jardim Novo. Com esse trabalho, a Foz busca universalizar o tratamento de esgoto em Rio Claro.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.