Rio Claro vai dobrar o número de ecopontos
05/08/2013 00:00
Em algumas semanas, o município de Rio Claro terá três novos ecopontos em funcionamento, aumentando em 100% as opções à comunidade para descartar entulhos. A secretaria municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente confirmou o início das obras de finalização dos novos ecopontos que ficam no Jardim Figueira/Santa Elisa, no Jardim Inocoop e no Jardim das Palmeiras.
A previsão é de que até o mês que vem os novos ecopontos entrem em operação. "O descarte adequado de entulhos e de outros materiais são primordiais para que os bairros fiquem limpos, e os ecopontos possibilitam esta destinação correta", observa a vice-prefeita e secretária da pasta, Olga Salomão, acrescentando que os novos ecopontos fazem parte da proposta do governo municipal em oferecer condições à comunidade de colaborar na limpeza e manutenção da cidade. Recentemente, o município reformou e ampliou o horário de atendimento dos três primeiros ecopontos do município. "Quem utiliza os ecopontos não precisa pagar nenhum taxa", conforme lembra Regina Ferreira de Silva, diretora de Resíduos Sólidos.
Nos ecopontos pode ser levado praticamente todo tipo de descarte, incluindo materiais recicláveis como plástico, papel, papelão, vidros e ferragens, além de móveis velhos, aparelhos eletrônicos inservíveis, lâmpadas, pilhas, baterias, restos de podas de árvores, entulhos de construção (no limite de até um metro cúbico ou o equivalente a uma carroça) e até óleo de cozinha usado, desde que embalado adequadamente.
Um dos focos da prefeitura nessa etapa de reestruturação e ampliação dos serviços é o cuidado para evitar o uso indevido e eventuais atos de vandalismo contra os ecopontos. Assim como os três primeiros, os novos ecopontos também ganharão reforço na vigilância com a instalação de câmeras de monitoramento e sistema de alarme. Além disso, terão vigilância noturna por rondas.
As melhorias estão sendo feitas a partir de exigências contratuais estabelecidas pela prefeitura à empresa Ambientelix, que venceu a concorrência pública para fazer a coleta de lixo domiciliar e também operar os ecopontos da cidade.
As adequações nos novos ecopontos começaram pelo ecoponto que vai atender a região do Jardim Figueira. O local está sendo cercado e terá novo portão, também visando melhorar a segurança do local.
Os três novos ecopontos de Rio Claro vão se somar aos que já estão em operação no Cervezão (rua seis, av M2), Jardim São Paulo (rua 1A) e Jardim São Miguel (anel viário próximo à avenida 62A). Todos recentemente reformados e, agora com horário de atendimento ampliado, recebem materiais de segunda a sábado das 6 às 22 horas e nos feriados das 8 às 17 horas. Quando entrarem em operação, os novos ecopontos atenderão nos mesmos dias e horários.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.