08/08/2013 00:00
Muitos agravos a saúde do homem poderiam ser evitados caso realizassem com regularidade, as medidas de prevenção oferecida pela atenção primária de saúde. Partindo deste conceito, a partir da segunda quinzena do mês de agosto, a Prefeitura de Cordeirópolis através da Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar as ações voltadas ao Programa Saúde do Homem.
O programa que foi implantado no município visa firmar suas ações e metas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, sobretudo nos serviços oferecidos na Rede do Sistema Único de Saúde e tem como objetivo principal mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia de seu direito social à saúde.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Kelen Cristina Rampo Carandina, um dos projetos é o Pré-Natal masculino que pretende alcançar os parceiros das gestantes ou mulheres que tem intenção de engravidar.
Ainda segundo Kelen, além dos exames de sorologia, as equipes de saúde que recebem os parceiros podem aproveitar para sugerir a realização de exames de sangue para detectar presença ou não de diabetes, verificar níveis de colesterol e triglicérides, medição da pressão arterial, exames preventivos da próstata e participar efetivamente do Planejamento Familiar na escolha dos métodos contraceptivos. "O importante que esse homem seja bem acolhido pelas equipes de saúde e que tenham uma escuta qualificada", afirmou a Secretária.