Dois morrem após avião da Esquadrilha da Fumaça cair na AFA
12/08/2013 00:00
Duas pessoas morreram após um acidente aéreo que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga. Avião Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça caiu em uma das cabeceiras da pista e explodiu, matando dois capitães da Força Aérea Brasileira (FAB).
Informações extra-oficiais dão conta de que a aeronave realizava uma manobra de looping durante o período de treinamento, porém a altitude não foi suficiente. Os Capitães da Força Área Brasileira (FAB) Fabrício Carvalho, 31 anos, e João Igor Silva Pivovar, 32, tentaram ejetar, porém acabaram morrendo ainda no local do acidente.
A Força Aérea não se posicionou sobre o caso até às 10h59 desta segunda.
DOMINGO DE FESTA NA AFA
Mesmo com o tempo encoberto e a queda repentina de temperatura, um grande público esteve durante este domingo (11) na Academia da Força Aérea (AFA) a fim de prestigiar mais uma edição do tradicional evento Domingo Aéreo.
Famílias inteiras estiveram presentes e algumas delas aproveitaram o evento para comemorar o Dia dos Pais. Dentre as principais atrações estavam o sobrevoo de aeronaves dos mais variados modelos civis e militares.
Chamou a atenção o sobrevoo das novas aeronaves Super Tucano A-29, mesmo modelo do acidente desta segunda-feira (12) e que formam o Esquadrão de Demonstração Aérea - a popularmente conhecida Esquadrilha da Fumaça. Não houve a tradicional apresentação com as manobras devido à fase de transição.
Os shows do EDA devem ser retomados em 2014, mas o público teve um aperitivo das novas aeronaves.
AS VÍTIMAS*
O capitão Carvalho era nascido em Conselheiro Lafayette-MG, em 26 de janeiro de 1982. Ingressou na Força Aérea em 1998 como cadete e foi declarado aspirante a oficial em 2003. Na Esquadrilha da Fumaça ocupava a posição de ala esquerda externa. Tinha 2.350 horas de voo e era chefe da subsecção de Planejamento Controle e Estatística do EDA. Antes era piloto de transporte.
Realizou, entre outros, os seguintes cursos: Segurança de Voo - Prevenção, Tráfego Aéreo Internacional, Curso de Agente de Corrosão e Curso de Tática Aérea.
Em 2005, foi para o 4° ETA, em São Paulo-SP, onde serviu até 2006. Retornou, em 2007, para a Academia da Força Aérea, onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliar da Seção de Operações do 1º Esquadrão de instrução Aérea (EIA), Ajudante de Ordens do Comandante da AFA, Chefe do Posto CAN-YS e Chefe da Subseção de Instrução do 1° EIA.
O capitão Pivovar era nascido em Jaguariaíva-PR no dia 1º de outubro de 1981 e ocupava a também posição de ala esquerda externa. Ingressou na Força Aérea em 1998 e declarado oficial em 2002. Atualmente era chefe da subseção de relações públicas do EDA. Também era piloto de helicóptero.
Realizou os seguintes cursos: Tática Aérea, Piloto de Asas Rotativas, Segurança de Voo, Socorro Pré-Hospitalar Militar, Combate Aéreo para Helicópteros, Resgate em Combate, Teórico de Busca e Salvamento, Preparação de Instrutores de Voo, Instrutor de Voo nas aeronaves H-50, H-1H, T-25 e T-27, Piloto Operacional com Óculos de Visão Noturna na aeronave H-1H, Tráfego Aéreo Internacional e Líder de Esquadrão de Instrução.
Fotos: Capitão Carvalho e Capitão Pivovar, respectivamente, vítimas de acidente aéreo
* Com informações da Difusora Pirassununga

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.