Programa ambiental da Foz inicia atividades do segundo semestre
13/08/2013 00:00
Entender a teoria, vivenciando a prática! É dessa maneira que o Programa Conheça a Foz procura auxiliar no processo de formação educacional de estudantes do ensino fundamental de Rio Claro. A atividade, desenvolvida pela concessionária Foz, empresa da Odebrecht Ambiental responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto no município, serve como um complemento ao tema saneamento trabalhado em sala de aula.
Quando o aluno observa na prática o que ele aprendeu na escola, o conhecimento se concretiza, afirma a professora Marta Maria Riciati do Couto Vilela.
A professora que há 11 anos atua na rede pública de ensino em Rio Claro esteve na última semana acompanhando os estudantes da escola "Jovelina Morateli" na visita que eles fizeram à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Conduta. O grupo formado por alunos do 5º ano do ensino fundamental acompanhou uma apresentação sobre o sistema de esgotamento sanitário do município, podendo esclarecer dúvidas sobre o assunto, e percorreu a estação acompanhando as etapas de todo o processo para o tratamento do esgoto.
Esse é um tipo de atividade que fortalece o conhecimento dos alunos e para os professores é mais uma ferramenta no processo pedagógico, comenta Marta Vilela.
As visitas a ETE Conduta foram iniciadas na última semana. E assim como aconteceu no primeiro semestre, elas ocorrem sempre às quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. O programa Conheça a Foz tem como meta atender mais de 400 alunos nesse semestre. Desde que o programa foi criado em Rio Claro, cerca de 2200 estudantes já visitaram a ETE Conduta.
Na primeira semana de atividade em agosto, além dos estudantes da Escola Jovelina Morateli, também foram recebidos na estação de tratamento os alunos da Escola Municipal Sylvio de Araújo. O calendário de visitas segue com programação definida até novembro.
A ETE Conduta que fica na estrada vicinal Rio Claro - Santa Gertrudes faz o tratamento de esgoto de uma região de 35 bairros da cidade, atendendo uma área de 60 mil habitantes. É uma estação moderna e de alta eficiência, superior a 90% de remoção de carga poluidora. Durante as visitas é possível conhecer a sala de telecontrole que conta com equipamentos de última geração.
Para receber os visitantes nas estações, a Foz oferece como estrutura, lanche e material didático, além da monitoria de profissionais especializados em saneamento básico. "Essa é uma atividade que faz parte das ações de Responsabilidade Socioambiental da concessionária e tem como objetivo promover a educação ambiental da população de Rio Claro", afirma a analista ambiental da Foz, Mônica Capra.
As escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato pelo telefone (19) 2112-5504.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.