26/08/2013 00:00
Projeto da Secretaria de Serviços Urbanos com o grupo PCJ, Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, renderá ao Viveiro Municipal Ítalo Scuro a produção em grande escala de mudas voltadas ao reflorestamento. A parceria, que foi firmada no mês de maio pelo secretário Allan Jonas Duarte e Guilherme Valharine, coordenador do grupo, praticamente dobrará a plantação de sementes de 80 espécies diferentes. Em encontro na SSU foi feita a doação.
"A parceria consiste na doação de sementes e sacos e, em troca, Americana ajudará na doação de mudas em casos específicos solicitados pelo PCJ, a pedido de proprietários rurais da região", comentou o secretário. "É uma primeira parte do projeto. Hoje temos uma produção de 15 espécies de mudas nativas e 10 exóticas e, com a parceria, duplicaremos esse número, tanto as espécies como a quantidade", disse.
Já com esse primeiro apoio na produção, o Viveiro Municipal aumentará em 100% o número de mudas produzidas, pulando das atuais 30 mil no ano para 60 mil. O Consórcio PCJ doou sementes de diferentes espécies, como Ipê, Jacarandá, Cedro Rosa, Algodoeiro e Figueira. Todas as sementes doadas serão colocadas em estufa de tecnologia avançada, que opera desde o mês de abril no local.
De acordo com Valharine, coordenador do grupo, a parceria é um ganho dos dois lado. "Esse é mais um passo do PCJ, temos parcerias com 16 viveiros na região e é sempre importante aumentar o número de parceiros para poder ter a produção de mudas em maior número possível. Todos ganham, o consórcio que terá mais um ponto e a prefeitura por melhorar a produção e aumentar a espécie", explicou. Nos próximos dias, será implantado também o projeto de banco de sementes.