Livro do CREAS será lançado nesta terça-feira

26/08/2013 00:00

O livro Caminhos para a cidadania - a experiência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, do município de Rio Claro SP, na garantia dos direitos humanos, será lançado nesta terça-feira (27) no Centro Cultural Roberto Palmari, às 19 horas. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal, por meio do CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social. E tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social ? DRADS de Piracicaba, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo e Centro Municipal de Atendimento ao  Cego (CMAC).

 Escrito por gestores e equipe do CREAS, o livro tem o objetivo de compartilhar com os leitores e os 2.235 CREAS do território brasileiro a experiência do CREAS de Rio Claro, relatando aspectos teóricos e metodológicos do trabalho desenvolvido pela gestão e pelas equipes, de modo que os demais municípios possam se utilizar desta experiência, acreditando que é possível prestar um atendimento qualificado aos usuários do serviço.

A obra é a apresentação do trabalho psicossocial desenvolvido com famílias e indivíduos, e está dividida em capítulos que descrevem a experiência dos serviços oferecidos, pautadas nas orientações técnicas do MDS(2011) e o papel do CREAS no SUAS e suas competências. A Proteção Social Especial, por meio de programas, projetos e serviços especializados de caráter continuado promove a potencialização de recursos para a superação e prevenção do agravamento de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos tais como: violência física, psicológica, sexual (abuso e exploração), negligência, abandono, pessoas em situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outras.

São autores do livro os gestores e integrantes da equipe do CREAS Luci Helena Wendel Ferreira, Sonia Maria Catel Gerner, Gabriela Shreiner, Viviane Cristina Geraldo, Almir Roman, Cleise Contarini Theodóro, Cristina Franceschini, Daniel Achi da Silva, Geni Aparecida Christofoletti, Gilmeri Elisa Hergert, Glauce Munira Silveira Araújo, Kelly Cristina Paraluppe, Lílian Pinheiro da Cruz, Lílian Ribeiro Macedo Moura, Maria Isabel Romão, Maria Madalena Guarnieri, Marina Castanho, Natália Caroline Matos, Patrícia Bruciéri, Priscila Silva Santos, Roseli Aparecida Correia, Roucheli Tavares e Viviane Cristina Pasetto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "