Araras registra caso de raiva bovina
06/09/2013 00:00
A Secretaria Municipal de Saúde registrou um caso de raiva bovina em Araras, após mais de 20 anos sem incidência da doença na cidade. O diagnóstico foi confirmado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) após a chegada do resultado de exames encaminhados ao Instituto Pasteur, de São Paulo.
O bezerro foi contaminado no bairro rural da Cascata, próximo à divisa com Leme - cidade que registra mais de 20 casos da doença. O animal teve que ser sacrificado.
Segundo o veterinário e diretor do CCZ Anderson Dellai Mathiesen, a raiva bovina é transmitida por morcegos contaminados - embora sejam os principais hospedeiros da doença, na maioria das vezes, eles não manifestam os sintomas. Hematófagos, eles atacam geralmente mamíferos de grande porte em busca de sangue para se alimentar.
''A transmissão acontece principalmente pelo contato com a saliva do animal. Por isso, vamos fazer ações preventivas de bloqueio na região, voltadas para cães e gatos que podem entrar em contato com estes morcegos e ser contaminados também'', adianta o veterinário.
A vacinação antirrábica para bovinos é feita de forma particular e não faz parte do calendário nacional do Ministério da Agricultura. Já a imunização de cães e gatos é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Em Araras, a campanha acontece nos dias 14 e 21 de setembro, respectivamente, na zona urbana e na zona rural do município. Todos os cães e gatos, a partir de quatro meses de idade, devem ser imunizados contra a raiva. A vacina não tem contraindicação e mesmo os animais que estejam em período de gestação, adoentados ou amamentando devem ser imunizados.
A campanha é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses. A imunização é importante porque a raiva não tem cura e pode matar tanto o animal, que é vítima da doença, quanto os humanos infectados.
No dia 14, serão disponibilizados 24 locais de imunização, que vão funcionar das 8h às 17h, em escolas, unidades de saúde, instituições diversas, na sede da Polícia Militar e na Delegacia de Polícia.
Já no dia 21, cinco equipes da Secretaria da Saúde vão percorrer a zona rural da cidade para realizar a vacinação em cães e gatos. Neste dia, também será realizada imunização no CS II 'Dr. João Geraldo Noronha', das 8h às 17h, para quem não pode levar os animais no final de semana anterior. A meta é vacinar mais de 18 mil animais na cidade.
SINTOMAS DE RAIVA
- O animal não consegue beber água (hidrofobia) e nem se alimentar
- Salivação em excesso
- Agressividade além do normal
TRANSMISSÃO PARA HUMANOS
- A transmissão da raiva pode ocorrer por meio da mordida ou contato da saliva do animal com a pele ferida da pessoa
- Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença aos humanos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.