Manifestantes mascarados picham e depredam obras públicas em RC

09/09/2013 00:00

Mais de 50 manifestantes participaram em Rio Claro, durante a tarde de sábado, de um ato cívico que marcava as comemorações para o feriado de Independência, no dia 7 de Setembro. Durante a caminhada, grupo de mascarados pertencente ao Black Blocs iniciou uma depredação contra obras públicas e também pichou paredes de prédios comerciais e do município.

O encontro teve início por volta de 15h no Jardim Público, no centro, de onde o grupo partiu em direção a Rua 3, importante ponto comercial do município. Já no inicio da caminhada o grupo de mascarados começou a manusear sprays de tinta.

Na avenida Visconde do Rio Claro, uma das vias de maior movimento do trânsito na cidade, a situação se tornou mais tensa quando um caminhoneiro irritado com o trânsito desceu de seu veículo e, armado com um facão longo, ameaçou os manifestantes. Depois, já dentro do seu caminhão, ele se projetou para fora da janela e voltou a ameaçar o grupo.

Ainda na Avenida Visconde tiveram início as depredações. Placas que sinalizavam as obras da empresa Foz do Brasil foram arremessadas e pichadas. Até mesmo um trator da empresa foi vandalizado. Em um outro momento, uma bandeira nacional foi incendiada, o que é considerado crime para a justiça brasileira.

Após cerca de 2h de caminhada, a Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito por onde passou a marcha. Com a presença da PM, a situação foi tranquilizada e a manifestação se encerrou com um debate de idéias em meio ao cruzamento da Avenida Visconde com a Rua 14. 

HOSTILIZAÇÃO CONTRA A REPORTAGEM

Enquanto uma equipe de reportagem da TV Claret fazia a cobertura do evento, um grupo de manifestantes veio em direção a câmera e tentou impedir que filmassem os atos de vandalismo. Um dos adolescentes, com 17 anos de idade e estudante de uma escola particular do município, se postou em frente ao repórter para impedir que visualizasse os atos.

A equipe relatou que pôde continuar o trabalho após outros manifestes, contrários ao movimento agressivo, colaborarem para a abertura do diálogo. Uma equipe de reportagem da TVB / Record também foi alvo de manifestantes quando um dos veículos da emissora sofreu uma tentativa de pichamento por parte de mascarados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "