Rio Claro realiza encontro para tratar de álcool e drogas
10/09/2013 00:00
A Prefeitura de Rio Claro realiza nesta terça-feira (10), o 1º Encontro Municipal da Rede de Ações em Álcool e Drogas. O encontro visa consolidar um grupo de trabalho para implementar o Programa Municipal de Políticas sobre Drogas e implantar políticas públicas de acordo com a Política Nacional Sobre o Uso de Álcool e Outras Drogas. O evento terá início às 19 horas no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), Alto do Santana, com participação livre para os interessados.
A implantação dessas políticas está alinhada aos preceitos da reforma psiquiátrica brasileira, que garante assistência universal e integral ao usuário, prevê apoio aos familiares do dependente, atuando, portanto, na reestruturação familiar e nas demais formas de redução de danos. As ações cobram do Estado participação tripartite no financiamento, de forma a ampliar o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), bem como leitos hospitalares para desintoxicação em hospital geral e consultórios de rua.
Além de organizar o Programa Municipal, o 1º Encontro visa constituir o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas. ''Para que as ações avancem, outros encontros serão marcados para consolidar a rede e o fortalecimento da política de saúde proposta pelo SUS'', explica o responsável pela Diretoria de Políticas Especiais da Prefeitura, Luiz Carlos Rezende, que realiza o evento em parceria com O Fundo Social de Solidariedade do Município, as secretarias municipais de Educação, Ação Social, Segurança e Defesa Civil, Governo e Fundação Municipal de Saúde.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.