Prefeitura de Americana inicia remoção de sedimentos do Ribeirão Quilombo

23/09/2013 00:00

A Prefeitura de Americana iniciou hoje, 23/09, a remoção de sedimentos do Córrego Ribeirão Quilombo, localizado na Avenida Bandeirantes, no trecho do Campo do Torino, em frente à Guarda Municipal da cidade. Realizada pela Secretaria de Obras Públicas, a obra conta também com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e visa solucionar um problema antigo da população e da cidade como um todo, que são as enchentes e o transbordamento do rio.

A obra contará com o desassoreamento em seis pontos principais do rio e aumentará a vazão de água, minimizando, assim, as possibilidades de transbordo do rio. Estima-se a remoção de 18.000 metros cúbicos de sedimentos do fundo do canal, além de promover a estabilização da calha em pontos específicos onde há acúmulo de resíduos volumosos e inservíveis (como galhos, sofás, etc), que serão retirados e terão a destinação ambiental correta.

O secretário de Obras Públicas, Flávio Biondo, comentou sobre a ação. "Essa remoção garantirá a capacidade da vazão, contribuindo para reduzir os riscos das inundações urbanas, bem como extravasamentos em áreas críticas da região".

Para o serviço, está sendo utilizado um equipamento de dragagem tipo Dragline, cedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE), apropriado para serviço de limpeza e desassoreamento de rios e canais e que se locomove sobre esteiras com alcance de escavação de até 25 metros lineares.

A Secretaria de Meio Ambiente emitiu autorização ambiental para intervenção na área, bem como elaborou um projeto para manejo das espécies invasoras existentes (Leucenas) e posterior reflorestamento com introdução de espécies arbóreas nativas regionais. A ação de limpeza e manejo foi realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Para a realização da obra, a Secretaria de Transportes e Sistema Viário interditou parcialmente, na manhã de hoje, o trecho. O motorista que descer o Viaduto Amadeu Elias afunilará para apenas uma pista, deixando uma via para o trabalho dos caminhões que removerão o material do local. O trânsito deve permanecer com meia pista pelos próximos 30 dias.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "