Pontes de Araras serão trocadas em outubro
27/09/2013 00:00
As obras de macrodrenagem urbana do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), realizadas por meio de parceria entre o Município de Araras e o Governo Federal, entram em nova fase a partir de outubro.
As intervenções, até então concentradas na zona sul da cidade, começam também na Avenida Dona Renata (Marginal), envolvendo substituições de pontes em vários trechos - ao todo, 13 serão trocadas e duas, construídas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a primeira ação será realizada no cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado, próximo à Delegacia. A obra está prevista para começar na segunda quinzena do mês que vem.
''Serão construídas duas novas pontes neste trecho, substituindo aquela que existe no local. A mudança vai ocasionar melhorias na vazão do Ribeirão das Araras e também no sistema viário'', completou.
Ele disse ainda que as obras na Avenida Marginal vão acontecer simultaneamente com as da zona sul. ''O revestimento das encostas do 1º reservatório de retenção de água pluvial já foi concluído. Agora, a aplicação de bolsacreto segue nos outros dois reservatórios. Além disso, a canalização do Córrego do Facão, já realizada na região da Vila São Jorge, segue passando por dentro dos reservatórios'', explicou.
Com profundidade que varia de 3m a 10m, os reservatórios servirão para diminuir a volume e a velocidade da vazão da água das chuvas, vinda de bairros como Narciso Gomes e Bosque de Versalles para o Córrego do Facão - a obra envolve ainda a construção de uma barragem, nas proximidades da Rodovia Anhanguera.
''Quando chover, os reservatórios serão cheios primeiramente para, só depois, as águas seguirem seu fluxo normal até o Ribeirão das Furnas. Com isso, a velocidade da vazão também será menor, evitando assim alagamentos'', explicou o secretário.
A disposição das obras é baseada em estudos técnicos sobre as bacias hidrográficas do município, visando resolver problemas críticos de alagamento, principalmente em alguns pontos como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.
Além da substituição das pontes, que terão as bases alargadas e alteadas, a obra conta envolve ainda 3 km de alargamento e canalização dos ribeirões das Araras e das Furnas, e do Córrego do Facão. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de 7,5 metros.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.