Árvore de quase 15 metros é retirada de rotatória em RC
14/10/2013 00:00
Uma tipuana de aproximadamente 15 metros de altura foi retirada nesta sexta-feira (11) da calçada da rotatória da Avenida 32, proximidades da Escola Estadual João Batista Leme. A árvore, de uma espécie conhecida pela copa ampla e densa, já estava bem velha e completamente seca. Devido à altura elevada, oferecia riscos, conforme laudo elaborado por Tadeu Olivetti, analista de planejamento da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).
O procedimento de retirada exigiu a presença de um caminhão munck, operacionalizado pela equipe da Secretaria de Manutenção e Paisagismo, que realizou a tarefa começando pela retirada dos galhos mais altos. No mesmo local, deverá ser plantada outra árvore, provavelmente também uma tipuana, que é uma espécie ''interessante, bem adequada àquele espaço'', segundo Tadeu. As tipuanas foram largamente utilizadas na arborização de áreas urbanas em todo o Brasil. Hoje, estão sendo preteridas por outras espécies de menor porte, com raízes menos agressivas.
A Prefeitura de Rio Claro recebe, pelo Atende Fácil, pedidos de cortes e podas de árvores encaminhados pela população, que pode também solicitar um plantio na calçada em frente a residência do solicitante. Em todos estes casos, o pedido passa por análise do pessoal especializado da Sepladema, a quem cabe a decisão final.
''Quando recebemos uma solicitação de corte, por exemplo, vamos ao local para verificar se o pedido se justifica ou não'', explica Tadeu. ''Só depois desta avaliação é que emitimos um laudo, dando um parecer sobre a conveniência ou não de se realizar o procedimento'', acrescenta. A execução da tarefa é, então, encaminhada para os funcionários da Secretaria de Manutenção e Paisagismo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.