Trabalho é intenso para recuperar áreas atingidas por chuva em RC
18/11/2013 00:00
De acordo com a Defesa de Rio Claro a chuva de domingo (17) foi a maior dos últimos dez anos. Foram 45 minutos de chuva intensa, o suficiente para alagar diversos pontos da cidade. A situação indignou a população. Ruas ficaram intransitáveis, moradores e comerciantes tiveram grandes perdas. A cidade amanheceu com um cenário triste e preocupante. A Defesa Civil informou que as equipes se mobilizaram antes mesmo que as primeiras nuvens atingissem a cidade. Estávamos fazendo o monitoramento e colocamos toda nossa equipe em ação para atender aproximadamente 80 chamadas de população, informa Danilo de Almeida Kusoishi, diretor da Defesa Civil. A tempestade começou às 19h30 e se estendeu até às 20h45. O Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp registrou 125,8 milímetros de chuva, quantidade considerada muito grande e causou estragos em prédios públicos e particulares, derrubou árvores e arrastou carros. Os maiores problemas foram registrados na Avenida Visconde do Rio Claro, via pública em que a empresa Foz do Brasil realiza obras de canalização de esgotos. Em alguns trechos a Visconde chegou a ficar com um metro de água. Perto do Espaço Livre, a Defesa Civil socorreu duas pessoas que tiveram que se segurar numa árvore para não serem arrastadas pelas águas. Diante da gravidade dos fatos,na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito Du Altimari comandou reunião com a Defesa Civil e representantes das secretarias municipais para uma análise da situação e estabelecer novas ações. A prioridade é o atendimento às pessoas, o que deverá ser feito pela secretaria da Ação Social e Fundo Social com o fornecimento de alimentos e roupas. A recuperação dos locais danificados será tratada como prioridade no cronograma de serviços da prefeitura. Nas primeiras horas desta segunda-feira, começou a remoção de galhos e árvores, a retirada de terra em vias públicas e a limpeza de prédios públicos.
De Acordo com a Defesa Civil de Rio Claro o ocorrido neste domingo é tratado como uma tempestade severa e a cidade ficou em estado de anormalidade.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.