Zoo Americana registra nascimento e resgate de veado-catingueiro
05/12/2013 00:00
O Zoo Americana - Parque Ecológico "Cid Almeida Franco" recebeu no último mês a doação de um veado-catingueiro, que foi resgatado pela Polícia Ambiental na região, e também registrou o nascimento de um macho da mesma espécie, que está com apenas duas semanas e já se encontra em exposição em seu recinto. O veado que foi resgatado encontra-se na quarentena do parque para ser tratado, já que foi encontrado muito pequeno.
O veterinário do parque, Everton dos Santos Cirino, comentou sobre o veado resgatado. "Ele chegou ao parque muito pequeno, ainda estava sendo amamentado e estamos no processo de desmame. Ele começará a receber alimentação sólida em breve", comentou. O mamífero silvestre está com três meses de vida, é macho e, caso seja introduzido no recinto, pode ocorrer conflito com o macho existente hoje. "Devido à existência de um macho no recinto, fica difícil de ele ser levado para exposição. Seu destino ainda será definido", acrescentou.
Com apenas duas semanas de vida, o zoo registrou o nascimento de mais um macho de veado-catingueiro. Com apenas um macho hoje e quatro fêmeas, o sexto herbívoro já se encontra em exposição. Sua espécie é muito encontrada no Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Uruguai e nas florestas argentinas. Sua longevidade é de 15 anos e ele pode pesar de 8 a 25 quilos. Seu período de gestação é de 206 dias. Segundo Evandro, o nascimento de um macho não irá gerar conflito com o outro macho, já que ele é seu filhote.
Fotos: Marilia Pierre - Prefeitura de Americana

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.