Samu capacita equipes para extrema urgência
18/02/2014 00:00
O Samu Regional de Rio Claro realizou na noite de sexta-feira (14) a formatura de 49 integrantes treinados em BLS ? Suporte Básico de Vida, curso voltado à capacitação para casos de extrema urgência.A solenidade aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Du Altimari e dos prefeitos de Corumbataí e Santa Gertrudes, Vicente Regitano e Rogério Pascon.
Em seu discurso, o prefeito Du Altimari destacou a importância do trabalho da Urgência e Emergência e considerou o Samu um ?serviço de excelência? no atendimento à população. Altimari também reforçou a necessidade do governo estadual participar no custo do Samu, já que toda despesa e manutenção correm por conta do município e do governo federal.
O prefeito comentou ainda sobre o investimento do município na área da Saúde, que em 2013 superou os 15% exigidos por lei e alcançou a casa dos 26%. ?Consideramos essencial o investimento na saúde das pessoas?, observou Altimari, agradecendo às equipes por toda dedicação ao salvamento de vidas. O final da solenidade teve a leitura da ?Oração do Socorrista? por conta da coordenadora Alcione Buzo.
O curso Suporte Básico de Vida é iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo; e seu objetivo é treinar e capacitar equipes de Urgência e Emergência em manobras de ressuscitação do paciente em situações de extremo risco de vida.
As aulas tiveram a duração de um ano e oito meses, uma vez por semana, na base do Samu Rio Claro. O treinamento prático foi realizado na sede do Corpo de Bombeiros.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.