Secretaria de Saúde de Santa Gertrudes intensifica combate à dengue

24/02/2014 00:00

As ações para combater o mosquito transmissor da dengue prosseguem diariamente na cidade de Santa Gertrudes. Os agentes de combate a endemias além de visitas quinzenais em pontos estratégicos, como borracharias, reciclagens e indústrias, distribuem panfletos informativos e realizam bloqueios sempre que um caso suspeito aparece.

"O principal objetivo é trabalhar com a prevenção, por isso as ações contra a dengue não podem parar. Mesmo com todo o esforço da equipe, é fundamental que a população faça sua parte: mantendo seu terreno limpo e evitando o acúmulo de água em qualquer recipiente", explica Matheus Murbach da Vigilância Epidemiológica.

Neste ano foram registrados 22 casos suspeitos, sendo dois positivos, um no bairro Parque Industrial e outro do Jardim Faxina. Os agentes de controle de endemias sempre que necessário fazem a aplicação de larvicidas em locais propícios à proliferação da larva do mosquito.

Quando os agentes encontram dificuldade em passar informações ou realizar a vistoria no local, a Vigilância Epidemiológica envia uma notificação ao proprietário do imóvel esclarecendo a importância da visita e solicitando a liberação do acesso.

A população pode colaborar de diversas formas e entre elas está a aplicação do larvicida natural contra a dengue que vem apresentando resultados positivos.

A fórmula é bem simples e fácil de ser usada no dia a dia. Pegue 60 cravos da índia e uma xícara de água. Bata os ingredientes no liquidificador e coloque em um recipiente com bico dosador. Essa mistura se guardada adequadamente na geladeira tem validade de um ano. Para aplicar basta colocar 12 gotas para cada litro de água. Ralos, pratinhos de flores e até mesmo as caixas d?água podem receber a dose da mistura. Pesquisam mostram que a larva do mosquito da dengue morrem 24 horas após o contato com a mistura feita a base de cravo da Índia.

A Secretaria de Saúde dá algumas dicas para combater o mosquito transmissor:

- Mantenha a caixa d?água sempre fechada e com tampa adequada;
- Limpe as calhas do telhado para não permitir o acúmulo de água;
- Lave com escova e sabão os bebedouros de animais domésticos e troque a água diariamente;
- Elimine os pratinhos de plantas ou encha de areia fina até a borda;
- Não cultive plantas aquáticas;
- Guarde latas e garrafas de cabeça para baixo;
- Guarde pneus sem água e em locais cobertos;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Acondicione corretamente o lixo e mantenha a lixeira fechada;
- Mantenha ralos internos e externos fechados ou jogue desinfetante frequentemente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "