Conheça o ponto mais frio da Unesp Rio Claro
14/03/2014 00:00
Professor do Departamento de Física do Instituto de Geociências (IGCE) da Unesp de Rio Claro, Mariano de Souza trabalha naquele que é certamente o ponto mais frio da Universidade. O laboratório coordenado pelo professor em que atua possui um criostato, equipamento que permite a realizacao de diversos experimentos na faixa de temperatura 1.4 - 300 K (de 271,75 graus negativos a 26,85 positivos na escala Celsius) sob a aplicação de campo magnético externo de até 12 T (Tesla, unidade de medida de intensidade de campo magnético), que é cerca de 10 mil vezes maior que o campo magnético na superfície da Terra.
O conjunto experimental foi adquirido com recursos da da ordem de R$ 1 milhão em projeto de pesquisa regular financiado pela Fapesp. O grupo coordenado pelo professor do IGCE investiga aspectos quânticos fundamentais da matéria nas condições de temperatura e campo magnético mencionadas. O objetivo principal do grupo é explorar propriedades exóticas da matéria em condições extremas. Entre os materiais de interesse da pesquisa estão condutores moleculares cristalinos com alto grau de pureza e supercondutores à base de ferro. O laboratório está aberto para visita dos interessados.
Sobre Mariano de Souza
Professor Assistente Doutor MS-3 RDIDP no Departamento de Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Rio Claro (desde outubro de 2011). Investigador principal do Instituto de Física da Universidade Goethe-Frankfurt (2009 - 2011). Revisor dos periódicos Physical Review Letters, Physical Review B e European Physics Journal B. Possui doutorado (Summa cum Laude) pela Universidade Goethe-Frankfurt - Alemanha (2009), mestrado (Com Distinção e Louvor) em Física Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Tem experiência na área de Física, com ênfase em propriedades elétricas, magnéticas e termodinâmicas de sólidos, técnicas de medidas em baixas temperaturas visando a caracterizacão de materiais, sob pressão normal como também sob alta e baixa pressão. Atuando principalmente nos seguintes temas: Strongly Correlated Electron Systems, Low-Dimensional Materials, Organic Conductors, Mott Insulators, Charge-Ordering, Charge-Density Wave, Peierls Transition, Heisenberg Chain, Heavy Fermions, Fe-pnictide Superconductors.
Divulgação Unesp
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.