Santa Gertrudes realiza campanha de vacinação contra HPV nas escolas municipais

15/03/2014 00:00

Dentro da Programação de atividades do mês da Mulher a Prefeitura de Santa Gertrudes está realizando a Campanha de Vacinação contra o HPV em meninas com idade entre 11 a 13 anos.

Para que a cobertura atinja boa parte do público-alvo, as equipes da Vigilância Epidemiológica estarão visitando as escolas nos meses de março e abril, para disponibilizar a vacina dentro da unidade de ensino, além da Policlínica Manoel Wendel que funciona das 7h30 às 15 horas. Vale lembrar que é preciso levar a Carteira de Vacinação para receber a dose.

Com o slogan "Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção", a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas nessa faixa etária. Santa Gertrudes totaliza 597 meninas nessa faixa etária.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

A vacina ? que passa a integrar o calendário ? deve ser aplicada em três doses. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose.

Tanto no ambiente escolar como nos postos de saúde, a vacina será aplicada por profissionais de saúde. Os pais ou responsáveis que não quiserem que a adolescente seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino antes da vacinação.

No caso das unidades de saúde, é importante que a adolescente apresente a caderneta de vacinação. Para assegurar a aplicação das três doses, o serviço de saúde vai registrar cada adolescente imunizada, monitorar a cobertura vacinal e realizar, se necessário, a busca ativa das meninas.

Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "