Na semana da água, concessionária Foz lança programa educativo em Rio Claro
20/03/2014 00:00
Atenta às boas práticas de responsabilidade socioambiental, a concessionária Foz (empresa da Odebrecht Ambiental responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro) lança em parceria com a Secretaria Municipal da Educação o programa "Revelando nossos Rios". A ação tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre o valor dos recursos hídricos e destacar a importância do trabalho de despoluição dos rios que a Foz vem realizando há sete anos em Rio Claro.O novo programa educativo foi lançado nessa semana em razão do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março de acordo com data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa atua dentro dos segmentos de educação e cultura, e tem como foco toda a população rio-clarense.
Revelando nossos Rios surgiu do compromisso da concessionária em explicar à comunidade as ações de despoluição de córregos e rios do município. "Desde que a Foz assumiu a coleta e o tratamento de esgoto em Rio Claro, estamos investindo no sistema para que o município alcance a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Trabalhamos incessantemente para que a cidade tenha todo o seu esgoto coletado e tratado, despoluindo, assim, todos os cursos d´água. Para isso acabamos de obter a autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para iniciar as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto Jardim Novo", comenta a diretora da concessionária, Paula Violante.
O programa educativo foi desenvolvido com o conteúdo de pesquisas sobre o Ribeirão Claro e o Córrego da Servidão. Os resultados das análises científicas e históricas foram transformados em exposição e também servirão de base para ações em sala de aula. "Esse é um tipo de atividade que fortalece o conhecimento dos alunos e para os professores é mais uma ferramenta no processo pedagógico. Além disso, é uma forma da nova geração entender um pouco mais da história de Rio Claro", afirma o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edson Norberto Andrade.
Um trabalho científico realizado por biólogos e profissionais rio-clarenses identificou as espécies de peixes encontradas no Ribeirão Claro apontando as que já retornaram ao rio com as melhorias da qualidade de sua água nos últimos anos. O Ribeirão Claro deixou de receber esgoto desde 2010 quando a Foz colocou em operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Conduta.
"Fico satisfeita em saber que o rio que dá nome à nossa cidade está despoluído. O retorno dos peixes, de vida às suas águas, é motivo de orgulho para os rio-clarenses", diz a vendedora Lívia Maria Costola ao visitar a exposição do programa educativo.
A mostra Revelando nossos Rios também apresenta uma linha do tempo do Córrego da Servidão. Uma pesquisa histórica com resgate de documentos, fotos e por depoimentos de pessoas que, nascidas em Rio Claro, resgatam a história desse córrego que é parte da evolução da cidade. O resultado desse trabalho é um conteúdo informativo e bastante atrativo para quem tem curiosidade de acompanhar a transformação do Córrego da Servidão com a evolução do município ao longo dos anos.
Atualmente, esse córrego está em processo de despoluição com as obras de implantação de rede coletora de esgoto e com a construção de uma nova estação de tratamento no Jardim Novo. A concessionária Foz trabalha desde o ano passado na instalação dos 21 quilômetros da nova tubulação.
A exposição do programa educativo Revelando nossos Rios pode ser visitada no Centro Cultural Roberto Palmari até o final de março. A mostra tem entrada franca. Vale a pena conferir e entender um pouco mais sobre a história da cidade de Rio Claro.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.