Inscrições abertas para Curso de Libras em Rio Claro

28/03/2014 00:00

Mãos que falam para ajudar na inclusão dos deficientes auditivos como um todo. É assim que funciona a Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizada na comunicação de pessoas surdas. A ASRC (Associação dos Surdos de Rio Claro), entidade social que trabalha com este público, como forma de facilitar a inserção dessas pessoas, irá ministrar cursos de Libras para os chamados alunos ouvintes.

A metodologia é usada não apenas pelos próprios deficientes auditivos, mas também por seus familiares, profissionais e demais pessoas que desejem interagir com esta comunidade que, em Rio Claro estima-se em cerca de 400 pessoas.

A partir de 2002, além da Língua Portuguesa, o país também reconhece a Libras como língua oficial. A secretária da ASRC, Luiza Bolgar, explica que a dificuldade de comunicação motiva a exclusão dos deficientes auditivos. "O surdo acaba sendo marginalizado pela sociedade por conta da falta de comunicação", afirma. Por isto, o aprendizado de Libras por parte das pessoas sem deficiência é uma forma de facilitar a inclusão.

Aprendendo Libras

A ASRC está com inscrições abertas para o curso de Libras. Serão 60 horas de curso em que, além do alfabeto, números e calendários o aluno aprenderá também expressões, itens da casa, bebidas, comidas, transporte, vestuário e outras coisas. As turmas são abertas de acordo com a demanda encontrada.

O curso terá duração de três meses e as aulas acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 22h15 e aos sábados, das 9h às 12h15. Mais informações sobre o curso ou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade podem ser obtidas pelo telefone (19) 3533-0994 ou 99859-7241. A ASRC fica na Rua 6A, 1070, Vila Alemã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "