Nível do Sistema Cantareira chega a 26,7%

16/05/2014 00:00

O nível de água do Sistema Cantareira alcançou 26,7%, um aumento de 18,5 pontos percentuais no que foi registrado quinta-feira,15, 8,2%, o menor nível de sua história. O nível foi alcançado nessa sexta-feira (16) um dia após o início da captação da reserva técnica, ou volume morto. O Sistema Cantareira responde pelo abastecimento de água para 9 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.

O governo estadual e a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciaram na quinta, 15, a captação de água da reserva técnica da Represa Jaguari/Jacareí. A reserva técnica é o volume de água das represas que fica abaixo da cota mínima de captação.

A água retirada da reserva técnica é levada para a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte de São Paulo. O Sistema Cantareira recebeu 182,5 bilhões de litros de água, o que fez com que o nível subisse.

A estimativa da Sabesp é que o aumento do nível de água seja suficiente para abastecer a região metropolitana de São Paulo até 2015. Se começar a chover com regularidade a captação do volume morto será suspensa.

Fonte: Agência Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "