Rio Claro receberá 'Carreta da Mamografia' em julho

26/06/2014 00:00

Depois de passar por dez cidades, a Carreta da Mamografia chegará a Rio Claro no início de julho para realizar exames nas mulheres do município e da região. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Aldo Demarchi, responsável pela inclusão de Rio Claro no programa do Governo do Estado depois de audiência na última terça-feira (24) com o secretário de Saúde, David Uip. Também participaram da reunião José Domingos de Almeida, integrante da Pastoral da Saúde, e Cesar Borgi, representante na Diocese de Piracicaba do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.  Considero essa conquista muito importante, pois o câncer de mama é uma doença grave que deve ser combatida por meio da prevenção, comenta o deputado, que apresentou o pedido a partir de uma solicitação da Pastoral.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel, que ficará durante pelo menos 15 dias no pátio da Igreja do Bom Jesus, na Avenida da Saudade, entre ruas 11 e 12, Consolação. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular. Acredito que a demanda reprimida para esse tipo de procedimento será atendida praticamente na totalidade, observa Aldo Demarchi.

A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando aberta, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

A previsão é de que as quatro unidades móveis da Secretaria da Saúde realizem cerca de 60 mil mamografias por ano. No total, o investimento do governo do Estado é de R$ 14 milhões, destaca o deputado Aldo Demarchi.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do exame.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "