Escritor Giuseppe Cocco realiza palestra no Bate-papo Cultural em RC
No encontro Giuseppe Cocco abordará também a temática de seu último livro ?KorpoBraz - Por uma política dos corpos?, lançado em 2014, a respeito da política dos pobres, ou seja sobre uma política dos corpos no Brasil da segunda década do século XXI.
10/06/2015 00:00
O cientista político Giuseppe Mario Cocco estará em Rio Claro amanhã, para proferir palestra no 86º Bate-papo Cultural do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O evento será aberto à comunidade e pretende atrair grande público de educadores, estudantes e pesquisadores.
Com o tema “Conceito de multidão nos movimentos sociais” o escritor franco-italiano falará sobre o lugar que o Brasil vai ocupar no mundo do futuro próximo, sobre os dilemas contemporâneos da globalização a partir do processo democrático brasileiro e como o mundo pode estar se “brasilianizando”.
No encontro Giuseppe Cocco abordará também a temática de seu último livro “KorpoBraz - Por uma política dos corpos”, lançado em 2014, a respeito da política dos pobres, ou seja sobre uma política dos corpos no Brasil da segunda década do século XXI.
Graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Paris 8 (Vicennes) e doutor em História Social pela Universidade Paris 1 (Sorbonne), Cocco é professor titular da UFRJ da pós-graduação da Escola de Comunicação (ECO) e mantém efervescente atividade intelectual e política.
Radicado no Brasil desde os anos 90, edita revistas de esquerda como a Global/Brasil, Lugar Comum e Multitudes (Paris) e tem artigos publicados no Le monde Diplomatique Brasil. Engajado na militância pelo acesso universal aos direitos, Cocco não escreve apenas sobre um campo científico específico, mas envolve temas tão variados quanto economia política, filosofia, sociologia, antropologia e literatura.
Segundo a arquiteta Rita Velloso, professora da UFMG, o livro de Cocco indica que os corpos da multidão dos trabalhadores do imaterial têm diante de si um terreno aberto, no qual está em disputa sua livre autovalorização e autonomia, contrapostas a nova escravidão da remuneração e da precarização.
KorpoBraz elucida a potência dos pobres e como só a luta dessa multidão é capaz de derrotar a pobreza como determinação dos ricos, baseado em movimentos sociais como o de negros, mulheres, favelados, indígenas, que criam estratégias vitais contra o esmagamento da cultura de resistência e seu caráter multifacético.
Com foco nos horizontes da política identificados a partir dos movimentos da multidão iniciados em junho de 2013, neste Bate-papo Cultural Giuseppe Cocco irá discutir as possíveis relações entre os movimentos de rua que aconteceram no Brasil com ações semelhantes em outros continentes.
O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM –Núcleo Administrativo Municipal. O Bate-papo Cultural é aberto ao público e oferece certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.