Rio Claro poderá ter companhia da Polícia Ambiental

A implantação da companhia poderia ampliar o número homens e viaturas aumentando a sensação de segurança e o poder de fiscalização no município

20/02/2017 00:00

O município de Rio Claro poderá ter uma companhia da Polícia Militar Ambiental.  O pedido de implantação da unidade foi feito pelo prefeito Juninho da Padaria ao coronel Alberto Malfi Sardilli, comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. A reunião realizada em São Paulo também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, e do secretário de Agricultura, Emilio Cerri.

Bellagamba explica que hoje Rio Claro tem um pelotão da PMA, subordinado à 7ª Companhia da Polícia Ambiental de Araras. A elevação do pelotão para companhia aumentaria o porte da corporação no município, que teria mais homens e viaturas para ampliar o poder de fiscalização ambiental. A segurança urbana também poderia ser beneficiada. ''Com a implantação da companhia haverá maior circulação de viaturas na cidade aumentando a sensação de segurança'', destaca Bellagamba. De acordo com ele, a Polícia Ambiental tem área especializada de atuação, mas é composta por policiais que podem agir caso se deparem com ocorrências criminais dentro do perímetro urbano.

Juninho comenta que a segurança no município, tanto na zona rural quanto urbana, é uma preocupação da prefeitura que tem buscado parcerias para implementar melhorias no setor. ''Vamos buscar apoio dos governos estadual e federal para trazer novos investimentos para a cidade'', declarou o prefeito. Para ele, a implantação da companhia da Polícia Ambiental iria aumentar o patrulhamento e o combate a crimes ambientais. ''Vamos trabalhar para que o pleito de Rio Claro seja atendido'', afirmou.

O pelotão da Polícia Ambiental de Rio Claro atende 17 municípios da região. A corporação fiscaliza crimes cometidos contra a fauna e a flora seguindo o que determina a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/1998). As sanções para as infrações administrativas ambientais são definidas pela Resolução nº 48/2014, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "