Atenção !

Problemas com o formulário !

fechar [x]

Rio Claro
31 de julho de 2010
min. 16ºmax. 29º Previsão do Tempo

Editorias

Primeira Página

Índice de Notícias

Comentários

Brasil

Especial de Carnaval

Cultura

Economia

Educação

Esporte e Ação

Exterior

Polícia e Segurança

Política

Saúde e Ciência

Serviços

Tecnologia

Pesquisa de Opinião

Vídeos

Serviços

Envie Notícia

Provedor Claretianas

Guia de Filmes

RSS

Fale Conosco

TV Claret

Índice de notícias

Institucional

Localização

Região de Cobertura

Dica de Leitura

A Teoria das Janelas Quebradas

Livraria Siciliano
notícias | Regional | Serviços

06/02/2010 - 12h13

Inmet prevê calor intenso nos próximos dias

Sol deve ser evitado das 10h às 15h

Da Redação da TV Claret

contato

Tamanho do Texto aumentar aumentar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor continue intenso nas regiões Sul e Sudeste do país nos próximos dias. O instituto prevê temperaturas elevadas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, em torno de 41º Celsius (ºC), e São Paulo, com 38ºC. Na região central pode voltar a chover, principalmente em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso e as temperaturas devem ficar mais amenas.

Segundo a meteorologista do Inmet, Maria das Dores de Azevedo, a intensidade do calor tem causas naturais e ocorre por causa da incidência direta do sol no Hemisfério Sul no período de dezembro a janeiro.

“O calor é devido ao sol no Hemisfério Sul, fica mais aquecida a parte aqui do Brasil, principalmente Região Sul e Sudeste do país, provocando essas altas temperaturas. A incidência de calor é muito maior nessa época do ano, entre dezembro e janeiro, provocando essas massas de ar quente na região.”

A meteorologista ressaltou que a intensa urbanização também é fator importante na incidência de calor, principalmente nas capitais. “A urbanização é a principal culpada nas grandes capitais. Devido ao asfalto e aos prédios, as correntes de ar já mudam. Então o aquecimento é bem maior”, frisou.

De acordo com Maria das Dores, não há provas de que o aquecimento global seja responsável pela alta nas temperaturas, já que calores intensos foram registrados em outros anos nessa mesma época.

“No Rio de Janeiro, onde a temperatura ontem deu 40,9º C, já chegou a 40,5º C nas médias históricas. A gente não pode culpar o aquecimento global, porque isso já ocorreu e está ocorrendo agora de novo. Por enquanto não há nenhuma prova de que esse calor tem como causa o aquecimento global.”

O Inmet recomenda que se evite pegar sol no período das 10h às 15h. Outras recomendações importantes são: usar filtro solar e tomar bastante líquido.

Comentários(0)

Nenhum comentário para esta notícia. Seja o primeiro a comentar.

Guia de Filmes

Na tela do Cinema

Lua Nova

Lua Nova

Para assistir em casa

Os Estranhos

Os Estranhos

› Confira mais filmes

Guia Entregas
Rede Claret de Comunicação

© Copyright 2008 - Rede Claret de Comunicação | Desenvolvimento: Claretiano Web Center | Entre em contato