Atenção !

Problemas com o formulário !

fechar [x]

Rio Claro
3 de setembro de 2010

Editorias

Primeira Página

Índice de Notícias

Comentários

Brasil

Especial de Carnaval

Cultura

Economia

Educação

Esporte e Ação

Exterior

Polícia e Segurança

Política

Saúde e Ciência

Serviços

Tecnologia

Pesquisa de Opinião

Vídeos

Serviços

Envie Notícia

Provedor Claretianas

Guia de Filmes

RSS

Fale Conosco

TV Claret

Índice de notícias

Institucional

Localização

Região de Cobertura

Dica de Leitura

Palácio de Inverno

Livraria Siciliano
notícias | Rio Claro | Educação

03/07/2009 - 10h37

Simpósio da Educação terá palestra sobre as mudanças no Enem

Representante do Ministério da Educação (MEC) vai falar sobre a nova estrutura da prova

Da Redação da TV Claret

contato

Tamanho do Texto aumentar aumentar

Estudantes, diretores, coordenadores e professores do ensino médio de Rio Claro e região poderão receber informações sobre as mudanças do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) diretamente do Ministério da Educação.  As mudanças no sistema de avaliação são tema de uma das palestras do simpósio de educação que Rio Claro realiza na próxima semana.

Para falar do novo Enem e suas implicações nos vestibulares, o município receberá o professor João Nelson Santos na próxima terça-feira (7), no Colégio Claretiano às 9h30. Santos é o representante do Ministério da Educação (MEC) no estado de São Paulo.

A palestra será gratuita, mas os interessados devem retirar os convites antecipadamente no Colégio Claretiano ou no Anglo Vestibulares (rua nove, 1864, esquina com avenida 16, Santa Cruz). As vagas são limitadas.
A palestra vai esclarecer os motivos da mudança no Enem, a nova estrutura da prova, as formas de aproveitamento da nota, as implicações dessas alterações e também abordará as universidades que aderiram ao Enem como vestibular.

Simpósio
O tema do Simpósio da Educação, que acontece de segunda a quarta-feira próximas, é Avaliação: Repensar, Refazer Caminhos, Humanizar a Escola. As pessoas que não integram a rede municipal de ensino podem fazer as inscrições para a décima sexta edição do evento até esta sexta-feira (3).

Para se inscrever, é preciso acessar o portal da Secretaria Municipal da Educação pelo endereço www.educacaorc.com.br. A taxa de inscrição para os de fora da rede de ensino rio-clarense é de R$ 50,00. A exceção é a palestra sobre o Enem, na terça-feira (7), para a qual não será preciso fazer inscrição, mas será necessária a retirada antecipada de convites.

Na segunda (29) e terça-feira desta semana foram realizadas as inscrições internas na rede de educação da prefeitura. A estimativa é de que participem aproximadamente 1.200 pessoas no total.

A abordagem do tema será concentrada em três questões: “o que pensamos sobre a avaliação?”, “qual avaliação praticamos no cotidiano escolar?” e “qual a nossa intenção em avaliar?”. Palestras e relatos de experiências serão realizados por especialistas que, com esse evento, abrem nova etapa no processo de formação continuada da rede de ensino municipal.

Programação
As atividades começam no Grêmio da Cia Paulista na segunda-feira (6), às 19 horas. A abertura será feita pelo professor José Pacheco, idealizador e dirigente da Escola da Ponte, em Portugal.

Quatro palestras serão realizadas na terça-feira (7), todas a partir das 9 horas. No Núcleo Administrativo Municipal, o doutor Luis Carlos Freitas fala sobre Avaliação Externa das Escolas: Efeitos nas Salas de Aula. Freitas é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp.

No Sesi, a doutora Thereza Penna Firme desenvolverá o tema Os Avanços da Avaliação no Século XXI. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thereza é coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.

No Centro Cultural, a doutora Emília Cipriano Sanches falará sobre Avaliação da Educação Infantil e Séries Iniciais – Ressignificando as Práticas Educativas. Emília Sanches é doutora em educação pela PUC SP e membro do Fórum Paulista de Educação Infantil.

Nas Faculdades Integradas Claretianas o professor João Nelson dos Santos vai explicar o novo Enem e suas implicações nos vestibulares. Santos é técnico do Ministério da Educação.

Ainda na terça-feira (7), a partir das 13h30, nas Faculdades Claretianas, serão feitos relatos de experiências sobre o tema do simpósio da educação.

O último dia do evento, quarta-feira (8), será realizado no Grêmio da Cia Paulista. São duas palestras. A primeira começa às 8 horas e traz o doutor Vitor Henrique Paro analisando a Avaliação Escolar como Processo Pedagógico e Instrumento de Gestão. Paro é professor titular da Universidade de São Paulo. Às 14 horas, o doutor Cipriano Carlos Luckesi falará sobre Avaliação de Aprendizagem – Cuidados Metodológicos e Éticos. Luckesi é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Comentários(0)

Nenhum comentário para esta notícia. Seja o primeiro a comentar.

Guia de Filmes

Na tela do Cinema

Lua Nova

Lua Nova

Para assistir em casa

O Demoninho de Olhos Pretos

O Demoninho de Olhos Pretos

› Confira mais filmes

Guia Entregas
Rede Claret de Comunicação

© Copyright 2008 - Rede Claret de Comunicação | Desenvolvimento: Claretiano Web Center | Entre em contato